quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Curiosidades Culturais

Curiosidades Culturais

- No ano de 1925, o inverno foi tão frio no Canadá que as águas das cataratas do Niagara ficaram completamente congeladas.

- Hoje, existem mais de 2.700 idiomas falados em todo o mundo e mais de 7.000 dialectos. Só na Indonésia falam-se 365 línguas diferentes. Em África existem mais de 1.000 idiomas.

- Os cavalos da Idade Média tinham de ser capazes de transportar até 400 Kg. Isto incluía o cavaleiro, a armadura do cavaleiro, a sela e a própria armadura do cavalo.

- O planeta Júpiter é duas vezes maior do que todos os outros planetas, satélites, asteróides e cometas do nosso Sistema Solar juntos.

- A Mãe mais jovem foi Lina Medina, que deu à luz um bebé (cesariana) com 2,9 Kg de peso em Lima no Perú em 1939. Lina tinha apenas 5 anos e 7 meses quando a criança nasceu.

- O número de raios que caem na Terra anualmente é de 3 bilhões. A cada segundo caem 8 raios em qualquer lugar da Terra, por dia, são mais de 8 milhões.

- O ácido hidroclorídrico presente no estômago é tão corrosivo que poderia deixar marcas na chapa de um automóvel.

- Em 1940, quando foi reeleito pela terceira vez, o presidente norte-americano Franklin Delano Roosevelt recebeu a carta de um menino cubano que o cumprimentava e lhe pedia, como lembrança, uma nota autografada de 10 dólares. O menino chamava-se... Fidel Castro. O próprio.

- A universidade mais antiga do mundo, ainda em funcionamento, é a de Karueein, Marrocos, fundada em 859. Na Europa, a precedência é da Universidade de Bolonha, criada em 1088. Na América Latina, a primazia cabe à Universidade de São Tomaz de Aquino, instituída em São Domingos por uma bula do papa Paulo III, em 1538.

- O maior peixe do planeta é o Tubarão Baleia. Pesa perto de 20 toneladas e tem 12 m de comprimento

- Toda a gente pensa que o espinafre tem muito Ferro e que nos faz mais fortes. Na realidade, o espinafre tem tanto Ferro como qualquer outro vegetal. Em 1950, um nutricionista enganou-se a quantificar a quantidade de Ferro nos espinafres, sugerindo que eles teriam 10 vezes mais Ferro do que realmente têm.

- O nosso estômago tem de produzir uma nova camada de muco de 2 em 2 semanas. Caso contrário digeria-se a ele próprio.

- Tanto a escrita chinesa como a japonesa são feitas de cima para baixo e da direita para esquerda. As duas são bastante complexas, em especial a da língua japonesa. Ela possui três alfabetos: o hiragama, o katakana e o kanji.

- O Banco de Vernal em Utah, EUA, é o único banco do mundo que foi construído totalmente com tijolos enviados por correio. Em 1919 os construtores aperceberam-se que era mais barato enviar os tijolos por correio (6 por embalagem) do que por camião desde Salt Lake City.

- O nome completo da cidade de Los Angeles é: "El Pueblo de Nuestra Señora La Reina de Los Angeles de Porciuncula". Este nome pode ser abreviado até 3,63% do seu tamanho: "L.A."

- 56 Km - O comprimento da linha que um lápis inteiro consegue desenhar (ou aprox. 50 mil palavras).

- Em cada 2,54 cm de pele humana, existem 19 milhões de células, 60 pelos, 90 glândulas sebáceas, 5,79 metros de vasos sanguíneos, 625 glândulas sudoríparas e 19 mil células nervosas.

- Devido à colocação dos seus olhos de cada lado da cabeça, o coelho consegue olhar para trás sem rodar o pescoço.

- O jornal mais antigo que se edita no mundo é o sueco 'Post och Inrikes Tidningar'. Circula sem interrupção desde 1645, ou seja, há 355 anos, quando foi criado pela Academia Real de Letras da Suécia.

- O monarca mais pesado da história é o rei Taufa´ahau Tupou IV, de Tonga, um pequeno arquipélago localizado no Sul do Pacífico. O recorde data de setembro de 1976, quando, aos 58 anos, ele pesava 209,5 kg.

- Se puser uma costeleta de novilho em Coca-Cola® durante dois dias, ela dissolverá totalmente a carne, deixando o osso limpo.

- A parte do México conhecida como Iucatan vem da época da conquista, quando um espanhol perguntou a um indígena como é que eles chamavam a esse lugar, e o índio respondeu "Yucatan". Mas o espanhol não sabia que ele estava a dizer "Não sou daqui".

- No meio dos índios, as mulheres preferem um grande caçador, um bom agricultor, ou um guerreiro. Os homens, por sua vez, preferem as mulheres mais trabalhadoras, em vez das mais bonitas.

- Se gritares durante 8 anos, 7 meses e 6 dias, a energia libertada é igual à necessária para aquecer uma chávena de café.

Nenhum comentário:

Postar um comentário