quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Google Picasa

Há alguns anos que uso o Google Picasa para organizar e visualizar minhas fotos, mas confesso que nunca vi grandes atrativos na ferramenta. Alguns dias atrás descobri dois recursos, que na verdade já existiam, porém eu ainda não conhecia, e devido a estes dois recursos hoje recomendo o Google Picasa a todos! São eles:

  • Identificação de rostos: o aplicativo faz uma busca em todas suas fotos e identifica todos os rostos nelas. Você dá um nome para aquele rosto e o aplicativo encontra então todas as fotos que a pessoa identificada aparece e agrupa em pastas. O impressionante é que ele raramente erra! No começo ele até confundiu dois ou três rostos em meus 48 Gb de fotos, mas conforme mais pessoas são marcadas menos ele se confunde. O danado encontra rostos mesmo em fotos desfocadas, escuras, borradas e com baixa qualidade e mesmo assim não erra! Estou impressionado com este recurso!
  • Álbuns da Web do Picasa: com ele você compartilha suas fotos com apenas um clique. Sabe aquela festa que você tirou fotos e agora 4645 pessoas pediram que você envie suas fotos a elas e você também quer receber as fotos tiradas com as demais câmeras? Geralmente da um trabalhão! Manda por email, alguns não recebem porque o servidor bloqueia a extensão do arquivo, outros não recebem pelo tamanho. Você precisa enviar as fotos em dezenas de emails, criar arquivos compactados em vária partes, redimensionar e perder a qualidade e blá blá blá. Com o Picasa você pode publicar as fotos com apenas um clique no álbum e passar o link a seus amigos. Quem quiser poder baixar o álbum completo apenas com um clique também ou visualizar as fotos no próprio site. Fim dos problemas! O serviço oferece 1 Gb de espaço gratuito e pode ser expandido. Eu por exemplo contratei o serviço de 20 Gb de espaço por míseros 5 dólares anuais e fiz o backup de todas minhas fotos! Os álbuns da web do Picasa possuem configurações de segurança, então só vê suas fotos quem você deixar!
O download do aplicativo pode ser feito aqui!


Nenhum comentário:

Postar um comentário